terça-feira, 27 de outubro de 2009
Ambiente de rede
Meu filho Bernardo
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Memorial
Infâncias e suas singularidades
"É preciso assegurar o direito de brincar, criar,aprender, enfrentando os desafios de pensar a creche, a pré- escola e a escola como instâncias de formação cultural;o desafio de pensar as crianças como sujeitos de cultura e história, como sujeitos sociais." de Sônia Kramer
Depois de assisti a aula de infâncias passei a ver as crianças de uma outra forma,nós pais e professores as vezes até sem querer pela força do hábito exigimos muito de nossos filhos e alunos sem saber que de certa forma, ao agirmos assim estamos contribuindo com uma adultificação dessas crianças e com isso elas acabam queimando etapas importantes de suas infâncias, dando prioridade as coisas que para elas não são tão importantes como para nós adultos.A aula contribuiu muito para que eu pudesse repensar meu modo de agir e de aplicar minhas atividades em sala de aula para meus alunos.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Projeto prática pedagogica
Na classe onde estou sendo professora voluntária a deficiência maior dos alunos é com relação à leitura. Contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento intelectual e social das crianças é a principal meta para um educador. Sabendo que ainda há um número muito grande de alunos que têm deficiência em escrita e leitura.
Cientes de que ainda há um grande índice de alunos que não lêem e escrevem convencionalmente, decidimos trabalhar com o projeto didático com a finalidade de contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, utilizamos o gênero textual Contos, o de João e Maria, pois esta tipologia torna amplo o espaço de significações aberto às emoções, ao sonho e a imaginação.
Este projeto se propõe fazer com que os alunos conheçam diversos contos e alem disso saibam recontá-los com segurança e fluência, reescrevê-los e criar novas versões que sintam prazer com a leitura desse tipo de texto e esteja lendo ou ouvindo o professor ler.
Atuo como professora voluntário auxiliando e co-participando com a regente para desenvolver as atividades com os alunos em sala. Contribuo na hora da leitura e escrita e no reforço daqueles que tem mais dificuldade em acompanhar os outros alunos.