terça-feira, 29 de setembro de 2009

CRONOGRAMA

-8">

CRONOGRAMA


Escola – Municipal Tia Clarisse

Turma – 27 alunos

Projeto didático - leitura e escrita

Tema - Contos

Período – 12 semanas

Dias a serem trabalhados – De segunda a quinta-feira



4 SEMANAS

Datas

Carga horária

Objetivos:

Atividades desenvolvidas

Avaliação

10, 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27, 31, de agosto de 2009

40 horas

  • Proporcionar aos alunos condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da Literatura Infantil;

  • Conhecer a estrutura dos textos narrativos, fazendo correspondências entre a oralidade e a escrita;

  • Estabelecer vínculo prazeroso com a leitura e a escrita, assim como desenvolver a linguagem oral.

  • Apresentação do projeto e suas etapas aos alunos, estimulando e valorizando a participação dos alunos;

  • Leitura pelo professor do Conto João e Maria fazendo os encaminhamentos do antes, durante e depois;

- Questionar sobre o que o texto provoca: tristeza, alegria, surpresa, espanto, curiosidade, riso, para saber se os alunos acharam interessantes ou não (questionamentos orais para 1º. e 2º. Anos e escrito para o 3º.);

  • Assistir ao filme do Conto João e Maria;

  • Reconto coletivo com os alunos (em equipes cada um conta uma parte, o início, o meio ou o final).


  • Se Interessam em ler e ouvir contos em situações de leituras;

  • Lê diversos contos com desenvoltura;

  • Reconta o conto João e Maria garantindo a antecipação e verificação, utilizando dados disponíveis nos títulos, subtítulos, imagens (capa, contra-capa, etc);

  • Familiaridade com a escrita por meio do manuseio de livros;

  • Possibilita que a criança viaje no mundo da imaginação;



4 SEMANAS

Datas

Carga horária

Objetivo geral

Atividades desenvolvidas

Avaliação

01, 02, 03, 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 22, 23, 29, 30

de setembro de 2009

56 horas

  • Proporcionar aos alunos condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da Literatura Infantil;

  • Conhecer a estrutura dos textos narrativos, fazendo correspondências entre a oralidade e a escrita;

  • Estabelecer vínculo prazeroso com a leitura e a escrita, assim como desenvolver a linguagem oral.

  • Análise segmentada do conto João e Maria, observando:

- Como começa e como termina;

- Fatos mais importantes;

- Ambientes e personagens;

- O final apresenta um comentário sobre a experiência relatada?

  • Texto oral com destino escrito – os alunos irão ditar e o professor será o escriba. O professor deverá lembrar aos alunos para quem eles estão escrevendo (destinatário). O professor fará possíveis intervenções a respeito das palavras e expressões mais adequadas, de que forma elaborar o início, etc.

  • Reescrita pelo aluno – o aluno reescreverá o início, o meio ou o final do conto;

  • Intervenções para a revisão:

- Levar o texto no papel metro (letra bastão), produzido pelos alunos na aula anterior, ler para eles sanarem as dificuldades (ex:palavras repetidas, ausências de alguns fatos).No momento da leitura, o professor através de boas intervenções, ajudará os alunos a perceberem quais palavras ou expressões poderão substituir as do texto que eles ditaram.

- Reescrever o texto para os alunos e ler para eles.

  • Estabelece correspondências entre as partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor a escrita convencional;

  • Adicionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

  • Relacionar informações do texto com as imagens;

  • Produzir texto oral com destino escrito, tendo o professor como escriba, garantindo a maioria dos fatos da histórias;

  • Reescrever o conto garantindo as características do gênero.












4 SEMANAS

Datas

Carga horária

Objetivos:

Atividades desenvolvidas

Avaliação

01, 02

, 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28, 29 de outubro de 2009

40 horas

  • Proporcionar aos alunos condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da Literatura Infantil;

  • Conhecer a estrutura dos textos narrativos, fazendo correspondências entre a oralidade e a escrita;

  • Estabelecer vínculo prazeroso com a leitura e a escrita, assim como desenvolver a linguagem oral.

  • Atividade de leitura dos nomes dos personagens ou objetos que aparecem nos contos, fazer questionamentos:

- Onde está escrito a palavra?

- Porque você acha que é esta a palavra?

- Ajudar o aluno a análise das palavras a partir das letras iniciais e finais.

  • Atividade escrita – cruzadinha ou caça-palavras, com banco de dados, a serem relacionados aos personagens do conto;

  • Leitura em casa para os pais do conto- sortear um aluno por dia para levar o conto para casa e ler para os pais;

  • Reconto de outra versão do conto João e Maria.

  • Procura compreender o significado de uma palavra desconhecida no texto, a partir do contexto e do estabelecimento de relações com a trama;

  • Identifica convenções típicas do gênero (expressões próprias como: “Era uma vez”, “Há muito tempo”, “Foram felizes para sempre”; expressões ou marcas gráficas que enunciam os diálogos; componentes da narrativa-fatos, personagens, espaço, tempo,etc.);

  • Planejam o que vão escrever, antes de textualizar (marcadores, temporais, trama e o desfecho).



Nenhum comentário: