terça-feira, 29 de setembro de 2009

Projeto Contos

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CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS

MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ


Projeto Contos


Tapiramutá – Bahia

Setembro 2009


ROBERTA SIMÕES DE ALMEIDA


Projeto Contos



Projeto apresentado para Práticas Pedagógicas, orientado por: Maria Roseli de Sá.


Tapiramutá – Bahia

Setembro 2009


NOME DO CURSISTA - Roberta Simões de Almeida.

ESCOLA – Municipal Tia Clarisse.

NOME DO PROFESSOR REGENTE – Patrícia dos Anjos Moreira; Tem uma carga horária de 40 horas semanais.

CARACTERISTICA DA TURMA – Total de 27 alunos em sua maioria meninas e a faixa etária varia de 06 a 08 anos.

INFORMACÕES DE FUNÇÃO DESENPENHADA – Atualmente atuo como agente administrativa do Cartório de Registro Civil de Tapiramutá, onde cumpro uma carga horária de 30 horas semanais de segunda a sexta - feira.

DISPONIBILIDADE DE CARGA HORARIA SEMANAL DO CURSISTA PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO – 16 horas semanais no mês de agosto e no mês de setembro e outubro 08 horas semanais no turno vespertino; Dias de segunda a sexta - feira.

DISPONIBILIDADE DE CARGA HORÁRIA SEMANAL DO CURSISTA PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO – 08 horas semanais no turno vespertino; Nos dias de segunda a sexta – feira.

JUSTIFICATIVA


Na classe onde estou sendo professora voluntária a deficiência maior dos alunos é com relação à leitura. Contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento intelectual e social das crianças é a principal meta para um educador. Sabendo que ainda há um número muito grande de alunos que têm deficiência em escrita e leitura.

Cientes de que ainda há um grande índice de alunos que não lêem e escrevem convencionalmente, decidimos trabalhar com o projeto didático com a finalidade de contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, utilizamos o gênero textual Contos, o de João e Maria, pois esta tipologia torna amplo o espaço de significações aberto às emoções, ao sonho e a imaginação.

Este projeto se propõe fazer com que os alunos conheçam diversos contos e alem disso saibam recontá-los com segurança e fluência, reescrevê-los e criar novas versões que sintam prazer com a leitura desse tipo de texto e esteja lendo ou ouvindo o professor ler.

Atuo como professora voluntário auxiliando e co-participando com a regente para desenvolver as atividades com os alunos em sala. Contribuo na hora da leitura e escrita e no reforço daqueles que tem mais dificuldade em acompanhar os outros alunos.

CARACTERIZAÇÃO DA TURMA


A turma da professora Patrícia dos Anjos Moreira, da Escola Municipal Tia Clarisse, turno vespertino, iniciou o ano letivo de 2009, com 27 alunos com a faixa etária de 06 a 08 anos, cursando o 1º ano B, a maioria das crianças estão no nível silábico diferenciado, sendo a sala composta por maioria de meninas. E a maior deficiência da turma é com relação à leitura e escrita, pois a maioria dos alunos ainda não está alfabetizada.

Um comentário:

Mary disse...

Muito bem Roberta, esses projetos realizados nas escolas tem sido um grande auxilio para nós educadores. E o projrto de contos, é interessante porque os alunos já conhecem a história, o que favorece o seu interessne pela leitura e escrita.